![]() |
Mapa da E.P.P.T |
O PORTAL PAULISTANENSE esteve buscando informações com moradores e pesquisas pela internet sobre a E.F.P.T., e juntou várias informações importantes que serão divulgadas em várias reportagens aqui no site.
Para iniciarmos, falaremos um pouco de sua história. A E.F.P.T. foi iniciado com o objetivo de ser construída até a cidade de Teresina, mas sua construção foi encerrada na cidade de Paulistana. Chegou ficar funcionando neste percurso até meados de 1970.
Sua construção iniciou por volta de 1913, e várias estações foram criadas por esse percurso. Algumas foram Arizona, Afrânio, Mafrense, Acauã e Paulistana, destas, apenas as estações de Petrolina, Afrânio, Acauã e Paulistana existem.
Quem vinha da Bahia com destino ao Piauí tinha que atravessar à Barco o Rio São Francisco e pegar o trem em Petrolina até o seu destino final: Paulistana. Durante o período de construção, a região foi atingida por uma forte seca, que fez com que vários trabalhadores morressem ou passassem muita fome. Alguns moradores e trabalhadores daquela região chegaram a ter que se alimentar de raízes de Angelim, cuca de umbunzeiro e Macambira, como é relatado no texto de José Teles, que se encontra no Museu do Sertão em Petrolina.
Este foi apenas uma apresentação geral. Na próxima reportagem estaremos aprofundando nos acontecimentos, inaugurações e histórias da época da E.F.P.T.
Com informações do texto de José Teles - Museu do Sertão
0 comentários:
Postar um comentário