quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Agricultor colhe 'super mandioca' de 26 quilos e 1,62 metro; Veja!

Agricultor colhe 'super mandioca' de 26 quilos e 1,62 metro em Piracicaba (Foto: Valter Valverde/Arquivo pessoal)
O agricultor Angelino Martins, de 81 anos, colheu uma "super mandioca" de 26 quilos, 1,62 metro de comprimento e 40 centímetros de diâmetro em sua propriedade no bairro Monjolinho, na zona rural de Piracicaba (SP). Colocada em pé, a raiz tem quase a altura do idoso, que disse nunca ter visto uma mandioca deste tamanho em toda vida. "Lido com a terra desde que era moleque e nunca me deparei com algo parecido", relatou.

O sítio de Angelino fica a cerca de 10 quilômetros da área central de Piracicaba. O agricultor contou que uma vizinha pediu que ele colhesse alguns pés de mandioca para alimentar os porcos. Quando começou a retirar o vegetal da terra, percebeu que teria bastante trabalho. "Fui cavando, cavando, cavando até conseguir tirar tudo. E olha que um pedaço de mais uns 20 centímetros quebrou e ficou enterrado", afirmou.

O professor Keigo Minami, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, explicou que o tamanho da mandioca está relacionado ao tempo de vida da planta. Porém, quanto mais cresce, mais sólida fica a consistência da raiz, que acaba servindo apenas para o preparo de farinha ou, então, para alimentar animais.
Agricultor colhe 'super mandioca' de 26 quilos e 1,62 metro em Piracicaba (Foto: Valter Valverde/Arquivo pessoal)
"Uma mandioca de 1,60 metro chama a atenção porque a maioria das pessoas está acostumada a ver exemplares bem menores nos supermercados e varejões, mas é comum que ocorra", explicou o professor. No caso da mandioca colhida por Angelino, ela não será suficiente apenas para alimentar os porcos da vizinha, mas também outras criações dos sítios do entorno. "Tem mandioca que não acaba mais. Quer levar um pouquinho?", disse, em tom de brincadeira, o agricultor à reportagem da EPTV.

 Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites