Olá internautas do Portal Paulistanense! Estamos iniciando a
terceira reportagem sobre a E.F.P.T.(Estrada Ferroviária Petrolina-Teresina)
que com toda certeza faz parte da história de Paulistana-PI, mas poucas pessoas
conhecem.
Hoje falaremos mais um pouco sobre a época da construção, do
período de funcionamento da E.F.P.T e da estação de Paulistana. Durante os
longos anos de construção da Estrada Ferroviária, vários fatos interessantes
aconteceram. Vários operários morreram durante os longos anos da construção da
E.F.P.T. Os operários passavam fome e trabalhavam em péssimas condições.
Além disso, durante alguns anos da construção da estrada
ferroviária, uma forte seca atacou a região, o que acabou prejudicando o
desenvolvimento e construção da E.F.P.T.
Como já falamos em reportagens anteriores, a linha tinha como projeto inicial funcionar até a capital do Piauí, mas só ficou um período em funcionamento até em Paulistana. Em 1972 foi desativada,seus trilhos foram arrancados e o sonho de chegar à Teresina pela Bahia destruído.
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Mapa publicado em 1942 mostrando o projeto da ligação entre Paulistana (então Paulista) e Teresina (Correio Paulistano, 8/2/1942). |
Estação de Paulistana:
Malconservada e História apagada

“A alegria da chegada, de rever um amigo,
uma parente.
A tristeza da partida, de ver alguém
querido viajar, mesmo que por pouco
tempo deixando saudades”.
Muitos já sentiram isso na velha e malconservada estação de Paulistana,
que hoje serve como oficina e seu prédio encontra-se esquecido, ainda com os detalhes
originais, hoje, poucos a conhecem e imaginam o quanto fez parte da história de
nossa cidade.
Segundo informações do Site Estações Ferroviárias do Brasil, a velha
estação de Paulistana foi inaugurada em 1935, e em 2015 completará 80 anos de
construída. Também existe uma segunda versão de José Teles, que a estação teria
sido inaugurada em 1938, e em 2015 completará 77 anos de construída.
Seja 80 ou 77 anos de construída, a velha estação de Paulistana tem uma
longa história e viu nossa querida cidade crescer e deixa-la abandonada e
esquecida.
-Com informações do Site Estações Ferroviárias do Brasil
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